Scroll Top

Sustentabilidade

Sustentabilidade no Monte do Zambujeiro 

O Monte do Zambujeiro tem no seu DNA a revitalização de uma herdade da família através de um forte compromisso ambiental, cultural e social.
Sem pretenciosismo e com uma forte aposta na autenticidade promove um turismo que respeita a região e garante uma experiência genuína.

Na recuperação arquitetónica e paisagística do Monte do Zambujeiro demos prioridade e destaque a materiais sustentáveis ​​e tradicionais. Recuperamos paredes de Taipa e construímos novas. Taipa é um método de construção típico do alentejo que pelo seu excelente comportamento térmico permite enormes poupanças energéticas. 

Apesar de termos uma zona relvada a maioria das plantas e árvores são de baixo consumo de água e autótctones. 

Em 50% das unidades temos painéis solares para aquecimento da água.  No que se refere à iluminação, o Monte do Zambujeiro utiliza principalmente sistemas led

A decoração do Monte do Zambujeiro é uma combinação de peças de família e de peças comprados nas lojas locais, o que ajuda simultaneamente a “contar a história” do Monte do Zambujeiro e do Alentejo.

Consciencializamos os nossos clientes para reduzir o consumo de água, de plástico descartável (não utilizamos palhinhas de plástico ) e reutilizar as toalhas. 

No âmbito das preocupações com a redução de embalagens não utilizamos unidoses de açúcar e estamos a reduzir o consumno de chás em pacote e a aumentar a nossa horta de chás frescos. Também o café, maioritariamente, utilizado é café moído a granel.

Fornecedores locais 

Uma atitude sustentável também passa por incluir os fornecedores e entidades nacionais e locais na experiência turística por forma a contribuir para o desenvolvimento da economia.

Por isso, desenvolvemos parcerias com pescadores e agricultores locais e garantimos que a grande maioria dos produtos usados ​​é de origem regional e local. Desta forma podemos dar a conhecer receitas tradicionais e dar a conhecer também a gastronomia da região aos nossos hóspedes. 

O próprio conceito farm to table do nosso restaurante é uma expressão tangível deste compromisso – aos nossos clientes servimos apenas ingredientes da melhor qualidade, com origem em produtores locais e na produção biológica da horta do Monte do Zambujeiro.

O nosso staff é 100% local.

Na nossa horta existem ervas aromáticas, especiarias e legumes, e é desenvolvida com técnicas tradicionais e recorrendo aos conselhos de alguns elementos da nossa comunidade que nos ajudam ao partilhar o seu conhecimento.

A reciclagem é também um tema de grande importância para o Monte do Zambujeiro. Todo o lixo e óleos alimentares são reciclados e temos uma unidade de compostagem caseira que permite a obtenção de um substrato - através da transformação de resíduos orgânicos, juntamente com aparas de jardim -para aplicação hortícola.

Cumprimos princípios de redução, garantindo a minimização do impacto no ecossistema, e planos de consumo de energia e de gestão de resíduos por forma a diminuir a poluição através da reciclagem. Utilizamos, sempre que possível, materiais locais e duradouros nos quartos e em todas as outras instalações. 

GuestCentric - Hotel website & booking technology
VeriSign Secured, McAfee Secure, W3C CSS compliant